terça-feira, 23 de março de 2010

FUGAS DE PRESOS TOMAM PROPORÇÕES ALARMANTES EM SANTA CATARINA


Fugas de presos tomam proporções alarmantes em Santa Catarina.

O atual Governo, capitaneado por LHS – PMDB, entrará para a história de Santa Catarina por conta de vários fatores, no entanto, na questão segurança pública, e no caso aqui, mais especificamente nos sistema prisional, o Governo e os seus, tem se sobressaído quando o quesito são os desleixos, a falta de gerenciamento e principalmente o abandono com que tem tratado todo setor e por conseguinte os servidores e a população.

Em uma simples pesquisa em jornais de circulação estadual, em um período não muito longo constata-se que as maiores fugas de presos da história de Santa Catarina foram registradas no Governo LHS, Ronaldo Benedet, e os seus escolhidos para gerenciar um setor de fundamental importância para a população como um todo. Vejamos algumas destas fugas:

Julho de 2008, centro de Triagem da Polícia Civil Florianópolis: 43 presos escaparam, na noite de domingo (13). Os detentos conseguiram escapar após dominarem o agente carcerário no momento em que ele abriu uma das celas para retirar o lixo. Em seguida, os presos, que faziam o carcereiro refém, tomaram três armas da unidade.

Setembro de 2008, carceragem da central de policia em São José: 26 presos fugiram da carceragem da Central de Polícia de São José, na Grande Florianópolis. Eles escaparam por um buraco de cerca de 40 centímetros de diâmetro feito na parede do corredor que existe entre as duas celas da unidade.

Novembro de 2008, presídio regional de Joinville: 40 detentos conseguiram escapar por um túnel que ligava uma das galerias até matagal localizado aos fundos do presídio. Em outubro de 2003, outros 43 presos já haviam fugido do Presídio Regional de Joinville.

Fevereiro de 2009, O sistema prisional de Santa Catarina registrou, no domingo, a maior fuga da sua história, quando 70 detentos saíram pela porta da frente da Central de Triagem, em Florianópolis

Agosto de 2009, 22 detentos conseguiram escapar do Centro de Triagem de Florianópolis no início da manhã deste sábado, após serrarem grades das celas. Foi à terceira fuga em massa da unidade no período de um ano.

Outubro de 2009, presídio regional de Joinville: Uma rebelião no presídio de Joinville terminou com a morte de um detento e 9 presos acabaram fugindo.

Janeiro de 2010, 19 dias, 20 fugas: A média de fugas, em 2010 já ultrapassa mais de uma fuga por dia em 2010. Na Delegacia da Polícia Civil de Palhoça, 7 presos fugiram, após escava um túnel

Março de 2010, presídio de Jaraguá do Sul. 24 detentos fugiram do presídio de Jaraguá do Sul. O fato ocorreu no final da tarde de domingo 21 de março.

Enfim, esta é uma panorâmica da situação, ressalte-se que foram computadas aqui apenas algumas fugas, notadamente as maiores. Não foi realizada uma pesquisa mais apurada que considerasse também as fugas, onde o número fosse pequeno, pois se todas as fugas fossem consideradas, a constatação seria alarmante.


SOS SEGURANÇA PÚBLICA
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

0 comentários:

Postar um comentário