terça-feira, 6 de abril de 2010

SC: E A (IN) SEGURANÇA PÚBLICA

6 de abril de 2010
MOACIR PEREIRA

SC: e a segurança?

O Mapa Nacional da Violência, divulgado há uma semana, indicou que Santa Catarina tem a menor taxa de homicídios por grupo de 100 mil habitantes. É um dado para ser comemorado. E, no entanto, a população sente-se cada vez mais insegura. Como explicar este fenômeno?

As autoridades têm várias leituras para esta sensação de insegurança que predomina em várias cidades do Estado. A primeira está na redução ou inexistência de policiamento ostensivo. O caso mais grave acontece em Blumenau. Ali, o cenário é dramático, com assaltos, roubos e homicídios, que aumentam a intranquilidade da população. Apelos veementes foram feitos ao ex-governador Luiz Henrique. Ele prometeu, reiteradas vezes, aumentar o efetivo policial militar e adquirir novas viaturas. A população do Vale do Itajaí não viu nem uma coisa nem outra. O ex-secretário Ronaldo Benedet justificou-se, dizendo que não teve os recursos financeiros para nomear mais policiais para a região. E transferiu para a prefeitura a responsabilidade pela compra de veículos policiais. Debita, também, ao comando do Batalhão em Blumenau a falta de policiais militares nas ruas da cidade. E cita o Batalhão de Criciúma, onde ninguém se queixa da falta de policiamento ostensivo. Os adversários afirmam que no Sul não falta nada por ser a base eleitoral do deputado Benedet. O ex-secretário faz o contraponto, dizendo que no Vale do Itajaí está havendo desvio das viaturas e de função dos militares, destacados para missões especiais de investigação, sempre à paisana.

Blumenau tem um dado estarrecedor que permanece sem solução: a população aumentou, os problemas se multiplicaram, mas o efetivo da Polícia Militar foi reduzido. Falta de polícia na rua, espaço para bandido agir com mais liberdade.

Em Florianópolis, um registro emblemático aconteceu na Páscoa, envolvendo Lurian Silva, a filha do presidente Lula. Mesmo protegida pela segurança da Presidência da República, seu apartamento foi arrombado. E virou notícia nacional.

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2863173.xml&template=3916.dwt&edition=14440§ion=134
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

0 comentários:

Postar um comentário